Subir

404 - Página não encontrada

ATUALIDADES

 

OrCam MyEye usa tecnologia de carro autônomo para leitura

Tecnologia israelense da OrCam permite ler textos e identificar pessoas

Jerusalém – Se você não consegue enxergar bem, poucas tecnologias podem te ajudar. Os smartphones têm recursos de acessibilidade, mas não ajudam muito em situações do mundo real. Se você tem dificuldade para ler placas ou reconhecer pessoas no dia a dia, uma ajuda tecnológica mais inovadora seria bem-vinda. Essa é a proposta da OrCam, uma empresa israelense de visão computacional.

O MyEye 2 é um dispositivo que se acopla aos seus óculos e permite que você saiba o que está escrito em uma placa ou folha de papel. O aparelho leva um instante para reconhecer o texto que está à sua frente e o lê em voz alta para você. Para ser mais preciso, você deve apontar para o trecho do texto que quer ouvir,

Disponível em idiomas como inglês, espanhol e português, o MyEye 2 ajuda quem tem deficiência visual em diferentes níveis.

O MyEye 2 também conta com recursos adicionais. Um deles é o de horário. Mesmo sem um relógio, basta olhar para o pulso para saber que horas são. Outro, ainda mais útil, é o registro de rostos. Se a sua visão não for boa o suficiente para distinguir as faces das pessoas, o MyEye pode registrar até 150 rostos. Toda vez que ele detectar alguém conhecido, ele dirá o seu nome.

O registro de rostos precisa ser feito manualmente e você mesmo precisa relacionar o nome da pessoa com a sua face.

A Organização Mundial da Saúde estima que 253 milhões de pessoas tenham deficiência visual, sendo 36 milhões cegos e 217 milhões com perda moderada ou severa da visão. Dessa população, 81% dos que são cegos ou têm perda severa de visão têm 50 anos de idade ou mais.

  • notícias