Subir

404 - Página não encontrada

ATUALIDADES

 

Desenho Universal para ensino é tema de discussão na Secretaria

Na tarde desta segunda-feira, 18 de fevereiro, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Célia Leão, se reuniu com a conselheira-sênior do Unicef, Rosângela Berman Bieler na sede da Secretaria, em São Paulo. Estiveram presentes também o Secretário Adjunto da Secretaria, Marco Antonio Pellegrini; o presidente do Instituto Rodrigo Mendes, Rodrigo Mendes; a jornalista, Flavia Cintra; o assessor parlamentar, Paullo Vieira; entre outros representantes do segmento.

O tema da discussão foi o projeto de livros com texto digital acessível e desenho universal para estudantes com e sem deficiência.

A Secretária Célia Leão falou sobre a importante oportunidade de debater o tema com Rosangela, “para nós é um momento único, pessoas com deficiência tem em todos os lugares e as razões para termos deficiência são inúmeras, essa é uma parcela da população que merece atenção”.

É necessário que haja políticas públicas, em todas as esferas, federal, estadual e municipal. Célia enfatizou que muito já foi feito, porém há muito a se fazer. “Esse tem que ser um tema de discussão para todo mundo o tempo todo”, ressaltou. “Esse é um tema que não pode faltar no debate do domingo, para nós esse é um momento único, receber a Rosangela, traz um incentivo dentro de um debate sobre que a Secretaria tem que estar junto para participarmos dessa grande evolução”, finalizou.

 

Rosângela apresentou a ideia central do projeto, "a iniciativa do livro digital acessível é moldar o mercado de livros didáticos e materiais didáticos em formatos digitais acessíveis”. Ela ressaltou “a ideia é incentivar os Ministérios da Educação a gerar e exigir que livros didáticos e livros de leitura sejam publicados em formato impresso tradicional e em formatos digitais acessíveis, fornecendo aos autores e editores as ferramentas necessárias para satisfazer essa demanda".

Os materiais de aprendizagem e os professores formados estão entre os principais determinantes para uma educação de qualidade, muitas vezes as crianças com deficiência não têm acesso a estes e outros requisitos fundamentais. “A educação é um direito e é também um catalisador para outros direitos”, enfatizou Rosangela.

Em sua apresentação, a conselheira-sênior destacou três inovações chave para inclusão por meio da leitura: leitor digital criado pelo desenho universal; vídeos em linguagem de sinais sincronizados com texto digitalizado; e atividades interativas acessíveis.

Rosângela Berman é conselheira-sênior do Unicef e foi consultora do Banco Mundial para Deficiência e Desenvolvimento. A jornalista tem mais de 30 anos de experiência no segmento dos direitos das pessoas com deficiência. Também tem uma sólida jornada dentro da área do desenvolvimento inclusivo.

  • notícias